top of page
Buscar

Daremos adeus a um ícone

Atualizado: 5 de fev. de 2023

Hoje, 23/01/2023, foi o dia oficial do fechamento dessa atração icônica que atravessou gerações de fãs da Disney e seus parques. Estamos falando da Splash Mountain, que foi o assunto mais comentado entre visitantes, cast members, guias e agentes especializados no destino, nos últimos meses.


Ontem (dia 22) foi o último dia de Splash e as filas alcançaram imbatíveis 220min de espera com milhares de pessoas querendo dar uma volta para se despedir da atração, que será substituída por uma semelhante com temática do filme A Princesa e o Sapo.


Quer conhecer um pouco da história desse brinquedo marcante na vida de quem esteve no Magic Kingdom nos últimos 30 anos? Acompanha aqui então.


Durante o verão de 1983, o Imagineer Tony Baxter estava tentando encontrar uma maneira de atrair visitantes para o Bear Country, na Disneyland, que vivia às moscas. O Country Bear Jamboree nunca alcançou o mesmo nível de popularidade na Disneyland quanto no Magic Kingdom, e essa terra remota costumava ficar abandonada. O que essa área precisava era de uma atração eletrizante!


Ao mesmo tempo, Dick Nunis, presidente da Walt Disney Attractions, estava pressionando os Imagineers para inventarem algum tipo de atração aquática que ajudasse os visitantes a se refrescar nos verões quentes de Anaheim. Ele dizia que “todos os outros parques têm um passeio de barco”. E os Imagineers argumentavam que era exatamente por isso que a Disneyland não tinha, porque precisava ser única.


Até que um dia, Tony Baxter pensou “por quê não usar os personagens do filme Disney ‘Song of the South’ (A Canção do Sul, de 1946) em um brinquedo de água?” Os carismáticos Br’er Fox, Br’er Bear e Br’er Rabbit eram bem conhecidos pelo público na época, apesar do filme não ter sido transformado em uma atração como várias outras no parque. Após vários dias de trabalho, Baxter e outros dois colegas pensaram em todo um conceito para a atração: The Zip-A-Dee River Run.

Logo que um modelo da atração e storyboards mais detalhados foram concluídos, era hora de apresentar o conceito ao recém-CEO Michael Eisner e ao presidente Frank Wells.


No geral, tudo correu bem, mas Eisner não gostou do nome e sugeriu que os Imagineers adicionassem uma sereia à atração para que pudessem vinculá-la ao recente sucesso live-action da Disney, “Splash” (aquele com o Tom Hanks). Os Imagineers convenceram Eisner de que não era uma boa ideia, mas ele ainda insistia que o nome da atração deveria ser mudado, porque não achava que o "Zip-A-Dee River Run" atrairia o público adolescente, o público-alvo desse brinquedo. Quando alguém sugeriu que acrescentassem a palavra “Mountain” depois de “Splash”, todos sabiam que haviam encontrado o nome perfeito, pois isso adicionaria um novo pico à cadeia Disney que já incluía a Matterhorn, a Space Mountain e a Big Thunder Mountain.


A limpeza do terreno para a construção da Splash Mountain começou em 24 de abril de 1987 e ela inaugurou finalmente em 17 de julho de 1989, abrindo oficialmente ao público no dia seguinte.


O número de visitantes disparou na Disneyland com a adição da Splash e, logo após sua inauguração, Michael Eisner autorizou a construção de uma atração semelhante no Magic Kingdom, na Flórida. Aqui, a Splash Mountain precisaria fazer parte da Frontierland, e o único local disponível era próximo à Big Thunder Mountain. Isso exigiria a realocação da estação de trem da Frontierland e o uso de grande parte do terreno originalmente destinado à atração Western River Expedition.


Outro problema que os Imagineers enfrentaram na Flórida foi como combinar perfeitamente o sudoeste americano, representado pela Big Thunder Mountain, com o Old South da Splash Mountain. Essas áreas são separadas por milhares de quilômetros no mundo real e com topografia muito diferente. Uma maneira de alcançar a harmonia era através do uso da cor: a Splash Mountain no Magic Kingdom usaria laranjas e vermelhos mais profundos do que sua "gêmea" da Califórnia para complementar o terreno desértico ao lado. Além disso, a estação de trem recém-transferida funcionaria como uma transição entre as duas atrações, já que sua arquitetura combinava bem com ambas.


A Splash Mountain do Magic Kingdom abriu então ao público três anos depois (17 de julho de 1992) de sua prima californiana.

Quando ela inaugurou originalmente, os visitantes entravam por um caminho logo na saída da ponte com vista para a queda final, e os troncos eram sem a barra de colo.


O clima alegre da atração já começava logo na entrada, com uma estátua de Br'er Fox e Br'er Bear procurando por Br'er Rabbit, que estava se escondendo deles à vista de todos em cima do taco de Br'er Bear. Ainda nessa área ficava o Laughing Place, destinado aqueles com menos de 40" de altura, muito baixos para andar na Splash Mountain.

Fonte: Disney Parks Blog

A história da Splash se passava no Extremo Sul dos EUA logo após a Guerra Civil Americana. A música de fundo ouvida na fila ao ar livre definia o clima dessa época passada, tocando músicas como "Polly Wolly Doodle" e "Froggy Comes A'Courtin". Essas canções eram tocadas em instrumentos apropriados da época,

como gaita, banjo e harpa de boca, todos populares no séc.XIX. Já lá dentro, a música mudava para as melodias ouvidas no filme Song of the South.


A queda de Chick-A-Pin Hill tinha 160m de comprimento em uma inclinação de 45 graus e os visitantes desciam a uma velocidade de aproximadamente 64km/h. O passeio durava aproximadamente 11min, consideravelmente mais longo do que muitos passeios que a Disney construiu desde 1992.

Fonte: Disney Parks Blog

Mudanças no Walt Disney World e fechamento


A Splash Mountain do Magic Kingdom sofreu uma série de reformas ao longo dos últimos meses de janeiro, até que em janeiro de 2011 a atração finalmente recebeu os barquinhos com barras no colo, ficando mais segura.

E eu me agarrei com todas as forças e gritei muito; meu marido e cunhado estavam de boa 😎

Em junho de 2020, foi anunciado que tanto a atração da Disneyland quanto a do Magic Kingdom fechariam para ser reformuladas baseadas no filme de 2009, A Princesa e o Sapo. O New York Times informou que os executivos da Disney discutiram sobre a remoção do tema "Canção do Sul” da atração por pelo menos cinco anos antes de colocar em desenvolvimento um tema baseado em A Princesa e o Sapo. O projeto é liderado pela Produtora Criativa Sênior do Walt Disney Imagineer, Charita Carter, com Tony Baxter retornando como consultor criativo.

Em julho de 2022, durante o festival ESSENCE em Nova Orleans, foi anunciado que a nova atração, Tiana's Bayou Adventure, seria inaugurada em ambos os parques no final de 2024. Em dezembro de 2022, uma nova arte foi revelada e foi anunciado que a Splash do Walt Disney World teria seu último dia de operação em 22 de janeiro de 2023.


Legado

Embora o conteúdo da atração seja polêmico devido à sua conexão com Song of the South, não há como negar que a Splash Mountain deixará uma marca permanente na cultura pop. Semelhante a Space Mountain, “It’s a Small World”, Piratas do Caribe e The Haunted Mansion, o nome Splash Mountain é um termo familiar, pelo menos no conceito básico, até para aqueles que nunca foram para um parque temático da Disney.


Seria algo muito baixo ridicularizar a atração como datada, exagerada ou apenas tão boa quanto a emoção das suas várias quedas. Os animatrônicos de áudio da sua versão da Flórida estão entre os melhores já construídos e podem ser tão bons, senão até melhores em qualidade, do que várias das figuras mais recentes da Disney em atrações modernas, como Star Wars: Rise of the Resistance ou Avengers Assemble: Flight Force. As cenas da Splash Mountain eram impressionantes e charmosas, enquanto a trilha sonora era uma das mais memoráveis já criadas para um brinquedo em um parque temático.


Pode ter realmente chegado a hora de dizer adeus à Splash Mountain, que ainda é uma das maiores atrações já construídas, mas a marcha do tempo e a mudança nas sensibilidades culturais não devem apagar o trabalho de muitos artesãos que criaram um passeio tão amado.


Nos meus mais de 20 anos frequentando Orlando, finalmente tive coragem de experimentar essa atração no ano que anunciaram seu fechamento. Tenho esperança no futuro e que os restos desse brinquedo possam ser uma tela na qual a próxima grande atração da Disney vai ser pintada. Todos nós, fãs, speramos que todos os envolvidos na Tiana's Bayou Adventure possam criar algo tão cativante ou ainda mais do que a amada Splash Mountain.

0 comentário

©2024 by Easygoing Tour  •  CNPJ: 26.170.386/0001-73  •  (21)9-9753-2138

bottom of page